'Dia da Vitória' e os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial são celebrados na Alesp
- Redação Alesp
- 6 de mai.
- 2 min de leitura
Solenidade promovida pelo deputado Maurici (PT) relembrou feito da União Soviética e dos Aliados; data é feriado nacional na Rússia.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na noite desta segunda-feira (5), representantes da comunidade russa e autoridades internacionais no Brasil para relembrar e celebrar os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. O evento, promovido pelo deputado Maurici (PT), fez parte das comemorações ao "Dia da Vitória", tradicional feriado russo.
A data alusiva é lembrada pela Rússia anualmente no dia 9 de maio. Outros países da Europa também celebram a vitória dos Aliados contra as tropas nazistas no dia 8 de maio.
"[A data] mostra o esforço de se manter a memória do sacrifício do povo russo, bielorrusso e de outras nacionalidades que faziam parte da União Soviética em combater o nazifascismo. Não podemos nos esquecer do mal e da barbárie que continua a nos ameaçar nos dias de hoje", disse o presidente da Organização dos Jovens Compatriotas Russos no Brasil, Danilo Kozemekin de Azevedo.
"O Dia da Vitória é um dia santo para cada família da Rússia. Não existe quem [na Rússia] não perdeu alguém durante a Grande Guerra e, por isso, a nossa geração, que não participou da guerra, tem a missão de conservar a memória e glorificar os heróis do passado", disse o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labestskiy.
A solenidade desta segunda-feira contou ainda com a presença de lideranças internacionais e autoridades. Estiveram presentes o cônsul-geral da China em São Paulo, Yu Peng; o cônsul-geral da Turquia em São Paulo, Özgür Uludüz; o cônsul-geral da Venezuela em São Paulo, Jorge Medina; e o cônsul-geral de Cuba em São Paulo, Benigno Pérez.
Memória
Chamada pelos russos de a "Grande Guerra Patriótica", a Segunda Guerra Mundial marcou o esforço das tropas dos países Aliados contra o terror promovido pela Alemanha nazista. Foi em território russo onde o regime teve seu fim.
O deputado Maurici, proponente do evento, defendeu a preservação da história. "É um momento muito oportuno, não só pelos 80 anos decorridos da vitória contra o nazismo e o fascismo na Segunda Guerra Mundial, mas também pelo momento que nós vivemos, onde as coisas estão muito polarizadas", disse o parlamentar.
Comentarios