Democratização do acesso à saúde ocular é mote da campanha 'Abril Marrom' na Alesp
- Redação Alesp
- 10 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de abr.
Parlamentares da Casa se juntaram em evento pela conscientização sobre a importância da prevenção e do combate à cegueira; enfrentamento dos obstáculos aos deficientes visuais é parte da luta.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta quinta-feira (10), um evento de conscientização sobre a importância da prevenção e do combate à cegueira.
A iniciativa, proposta pelo deputado André do Prado (PL), integra a campanha Abril Marrom, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre doenças que afetam a visão e divulgar ações de promoção à saúde ocular, especialmente entre as populações mais vulneráveis.
Instituída pela Lei nº 18.059/2024, de autoria do deputado Gilmaci Santos (Republicanos), a campanha busca mobilizar tanto a sociedade quanto os gestores públicos sobre a importância dos cuidados com a saúde visual. "É o momento de a gente divulgar, ajudar e levar informação para as pessoas que precisam cuidar da visão. O projeto foi apresentado por nós, mas aprovado aqui nesta Casa pelos 94 deputados", destacou o parlamentar.
Durante o evento, o deputado Maurici (PT) também reforçou a necessidade de fortalecer políticas públicas voltadas à saúde ocular. Para ele, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem um papel fundamental no enfrentamento da cegueira evitável, mas esse esforço precisa ser compartilhado.
"Uma andorinha só não faz verão", disse o deputado, ao defender mais investimentos por parte do Governo do estado e dos municípios, com campanhas educativas, programas de busca ativa e a contratação de médicos oftalmologistas.
Acesso
A campanha Abril Marrom foi idealizada em 2016 pelo oftalmologista Suel Abujamra, ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A escolha da cor do mês tem caráter simbólico: o marrom é o tom mais comum de olhos entre os brasileiros, enfatizando a necessidade de garantir o direito à saúde ocular a toda a população.
Hoje, o Instituto Suel Abujamra, que leva o nome do idealizador da campanha, busca oferecer atendimento oftalmológico de forma democrática. O deputado Oseias de Madureira (PSD) destacou o papel da instituição como referência de boas práticas na sociedade civil. "O trabalho que vocês realizam nos inspira a ir para além do discurso, a construir pontes entre o poder público e as comunidades e garantir que a saúde ocular seja prioridade na agenda política", afirmou.
Além da prevenção e do tratamento de doenças visuais, o Abril Marrom também é um momento para refletir sobre a inclusão das pessoas com deficiência visual. "Quem perdeu a visão ou nasceu sem enxergar também precisa ser respeitado, acolhido e ter oportunidades", afirmou o deputado Maurici.
O deputado alertou para o enfrentamento de barreiras como a falta de acessibilidade no transporte público, a escassez de materiais em braille, o preconceito no mercado de trabalho e as dificuldades no acesso a serviços públicos. "Essa é uma luta que também precisa ser lembrada no Abril Marrom", concluiu.
Está exposta no Hall Monumental da Alesp, uma mostra especial da campanha Abril Marrom - Mês de Prevenção e Combate às Diversas Espécies de Cegueira.
Serviço
Exposição: Mês de Prevenção e Combate às Diversas Espécies de Cegueira
Local: Hall Monumental da Alesp
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Moema
Período: De 8 a 14 de abril de 2025
Entrada gratuita
Comments