O deputado Maurici foi entrevistado hoje ao vivo pela TV Alesp sobre os graves incidentes que aconteceram no Litoral Norte de São Paulo, na tarde da última quinta-feira (23). “Houve pronta resposta dos governos Federal e Estadual para socorrer as vítimas dos deslizamentos, mas é preciso mais do que isso. O problema que aconteceu em São Sebastião e nas outras cidades próximas reflete o que é o apartheid social no Brasil”, comentou o deputado.
Em seguida, Maurici pontuou que, enquanto os ricos têm dinheiro e poder para construir condomínios de luxo em locais privilegiados, os trabalhadores como empregadas domésticas, cozinheiras, seguranças, caseiros etc, que servem a esses condomínios, também deveriam ter moradias dignas, perto dos locais de trabalho e sem precisar morar em áreas de risco.
“A solução para esse problema não é simples. Antes de mais nada, é preciso haver políticas estruturantes e integradas envolvendo todas as esferas de governo e da sociedade civil. Isso significa, entre outras coisas, a construção de habitações fora de área de risco para os trabalhadores, com estrutura de serviços de Saúde, Educação e Transporte, além disso, é preciso parar de agredir a natureza, combatendo os desmatamentos e a ocupação de áreas protegidas", acrescentou.
Comentarios