ASSINE: Contra as privatizações na CPTM e em defesa de um transporte público popular
Entenda:
O transporte público de qualidade, sem superlotação, atrasos, tarifas justas e realizados por veículos em boas condições é fundamental para grandes e pequenas cidades. Para que exista qualidade é preciso que haja investimentos em ampliação e manutenção de trens, metrô e ônibus.
Infelizmente isso não tem acontecido nos sistemas de transporte de São Paulo. Nos últimos anos o governo do estado privatizou algumas linhas da CPTM e o serviço piorou muito. As linhas as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda (operadas pela ViaMobilidade) acumulam mais de 130 falhas em pouco mais de um ano. Falhas graves como descarrilamento, falta de manutenção, trilhos desgastados, atrasos, panes e superlotação.
Eu defendo que o transporte coletivo precisa ter investimentos do poder público, seja apropriado pela população e seja integrado entre as cidades, como é o caso da Grande São Paulo.
Essa integração possibilita inclusive a adoção da Tarifa Zero ou pelo menos de uma tarifa única que seja barata para que trabalhadores e trabalhadoras, estudantes e toda a população, principalmente a mais pobre, consiga pagá-la.
Se você, assim como eu, defende o transporte coletivo com qualidade, sem transferir sua gestão para empresas privadas, que só visam o lucro, assine nosso abaixo assinado. Juntos podemos exigir do governo de São Paulo mais investimentos para um transporte digno, integrado e que caiba no bolso de todas as pessoas.