top of page

Leia o abaixo-assinado

Nós, cidadãos e cidadãs de São Paulo, viemos através deste abaixo-assinado expressar nossa indignação pela decisão do Governador Tarcísio de Freitas de alterar o nome da futura estação do Metrô da Linha-2 Verde, que seria nomeada em homenagem ao educador Paulo Freire.


Entendemos que Paulo Freire (1921-1997) é uma referência mundial na área da Educação, reconhecido por seu trabalho incansável em prol da educação popular. Ele é um símbolo da luta pela justiça social e pelos direitos humanos, tendo dedicado sua vida ao ensino e à formação de pessoas para que se tornem cidadãs e cidadãos críticos e atuantes em suas comunidades.


A mudança do nome da futura estação para Fernão Dias (1608 – 1681) é inaceitável, uma vez que se trata de um bandeirante que massacrou e escravizou milhares de indígenas. A escolha desse nome, que o Metrô de SP disse ser feita por meio de pesquisa entre a população próxima à estação, é ainda mais inadmissível especialmente neste momento em que os povos Yanomami ainda sofrem por negligência e pela falta de cuidados do governo anterior. Governo que não por acaso apoiou o atual governador Tarcísio. Essa escolha, portanto, torna-se um evidente movimento político de escárnio.


Por isso, exigimos que o nome Paulo Freire seja mantido como a denominação oficial da estação.


Assine agora este abaixo-assinado e faça sua voz ser ouvida. Juntos, podemos pressionar o governador a reverter essa decisão e honrar a memória de Paulo Freire, um dos maiores nomes da educação em todo o Planeta.

bottom of page